terça-feira, 10 de dezembro de 2013

O que está a mudar no papel de secretaria executiva

Uma simples secretária não se limita a atender o telefone, a redigir cartas no computador, a gerir uma agenda, ou a organizar eventos, mas também a planear reuniões, a interagir com os clientes, com os vendedores, com o público geral, a supervisionar o escritório e algum tipo de pessoal, a tratar das compras e até a dar informações os colaboradores.

Antigamente, esperava-se que uma secretária tivesse um papel passivo de simples ‘executora de ordens’.

Hoje com o aumento do ritmo de trabalho nas empresas, o executivo tende a delegar o maior número do possível de tarefas, de maneira a poder concentrar-se nas decisões de gestão mais importantes.

Uma boa secretária deve agir proativamente, desafiando o que está estabelecido, manifestando uma postura assertiva e confiante, gerindo situações de conflito e lidando com interlocutores de perfis muito distintos. Não se esquecendo o rosto e a voz da empresa.

Fonte: As novas Secretárias de Maria João Alexandre, Executive Digest , outubro de 2003

 

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